0

Ele, Jesus, intervirá na história para derrotar o mal.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011.
Jesus intervirá na hidstória para derrotar o mal!
Cap 1 de Apocalipse (comentário, artigo)
 Jesus transmitiu esta mensagem a João através de uma revelação (ou Visão), para permitir que ele visse registrasse certos eventos futuros que serviriam como encorajamento a todos os crentes. Essa visão inclui muitos sinais e símbolos que transmitem a essência daquilo que está prestes a acontecer.  O que João viu, na maioria dos casos, era indescritível, portanto ele faz uso de ilustrações para descrever o que realmente parecia ser.  Ao ler a linguagem simbólica, não precisamos compreender cada detalhe – o próprio não o conseguiu. Procure ao contrário entender que tais imagens nos mostram que Cristo é realmente o glorioso e vitorioso Senhor de tudo e de todos. {Ap 1.1 coment)
O livro de Apocalipse descreve acontecimentos futuros, mas nele não existe aquele pessimismo sombrio que alguns poderiam esperar. O drama que acompanha o desenrolar desses eventos é espetacular, mas não há nada a temer para aqueles que estão do lado vitorioso. Ao meditar sobre o futuro, caminhe confiante porque Cristo, o Vencedor caminha com você.
O Apocalipse é ao mesmo tempo um livro profético (que prevê eventos futuros) e proclama tório (que prega sobre o que Deus é e o que irá fazer). Profetizar é mais do que prever o futuro. Por trás das previsões estão importantes princípios sobre o caráter e as promessas de Deus.  À medida que o lemos, conhecemos melhor a Deus e poderemos confiar nEle completamente. As típicas notícias que recebemos das reportagens – cheias de violência, escândalos e disputas políticas – são deprimentes e até nos levam a imaginar para onde o mundo está caminhando. O plano de Deus para o futuro, entretanto, nos traz inspiração e encorajamento porque sabemos que antemão que Ele intervirá na história para derrotar o mal. João está conclamando as igrejas a lerem esse livro em voz alta, a fim de que todos possam ouvir suas palavras e aplicá-las, e estarem certos de que Deus triunfará.
Quando João diz “o tempo está próximo”, está insistindo com seus leitores para que estejam prontos para o juízo final e o estabelecimento do Reino de Deus.  Não sabemos quando esses eventos ocorrerão, mas devemos estar sempre preparados. Eles acontecerão rapidamente, e não nos será dada outra oportunidade para mudar de lado. (AP 1.3 Coment)
Jesus disse a João que escrevesse as sete igrejas que já haviam lido suas cartas anteriores e confiado no apóstolo (ver Ap 1.11) Essa cartas haviam sido enviadas a fim de serem lidas e divulgadas seguindo uma forma sistemática, isto é, acompanhando a principal via romana, da esquerda para direita, no sentido horário, em toda província da Ásia (atualmente chamada Turquia). {No próximo artigo falaremos exclusivamente das cartas às igrejas}
“Os sete Espíritos” é outro nome para o Espírito Santo. O número sete é usado em todo o Livro do Apocalipse para simbolizar a plenitude e a perfeição.
A Trindade – O Pai (“aquele que é e que era, e que há de vir”), o Espírito Santo (“Os Sete Espíritos”) e o Filho (Jesus Cristo) – é fonte de toda verdade (João 14.6,17; I João 2.27; Ap 19.11). Portanto, podemos ter a certeza de que a mensagem de João é confiável e que é a palavra de Deus para nós. (Ap 1.4 comemt)
            Outros já haviam ressuscitado dos mortos – pessoas a quem os profetas, Jesus e os apóstolos trouxeram de volta à vida durante seus ministérios – Porém mais tarde essa pessoa morre novamente. Jesus foi o primeiro a ressuscitar dos mortos em um corpo incorruptível (I Cor 15.20) para nunca mais morrer. Ele foi o primeiro a ressuscitar dos mortos nessa condição.
            Muitos hesitam em dar testemunho de sua fé em Cristo por não sentirem que a mudança ocorrida em sua vida tenha sido suficientemente espetacular. Mas você tem qualificações para ser uma testemunha de Cristo por tudo que Ele fez por você, e não por algo que você tenha feito por Ele. Cristo demonstrou seu imenso amor ao nos libertar dos pecados através de sua morte na cruz (“em seu sangue nos lavou dos nossos pecados”). A nos assegurar um lugar em seu Reino e ao fazer de nó sacerdotes para administrar o amor de Deus aos nossos semelhantes. O fato de Deus Todo-Poderoso ter lhe oferecido a vida eterna não deixa de ser algo espetacular.
            Jesus é tratado como o Rei todo-poderoso, vitorioso na guerra e Glorioso na paz. Ele não é apenas um humilde mestre terreno. Ele é o Glorioso Deus.. Ao ler a descrição dessa visão tenha em mente que suas palavras são mais que um simples conselho: Elas representam a verdade que procede do Rei dos Reis. Não leia sua mensagem apenas pelo seu interessante e admirável retrato do futuro. Deixe que a verdade de Cristo penetre em sua vida, aprofunda a fé que você tem nEle e fortaleça seu compromisso de segui-lo, custe o que custar.
            João está anunciando à volta de Jesus a terra (ver também Mt 24 MC 13 I Ts 4.15-18) A segunda vinda de Jesus será visível e vitoriosa. Todas as pessoas verão a sua chegada (MC 13.26) E saberão que Ele é Jesus.. Quando Ele vier derrotará o mal e julgará todas as pessoas de acordo com os seus atos. (Ap 20.11-15)          
A frase “até mesmo os que o transpassaram” pode estar se referindo aos soldados romanos que transpassaram o lado de Jesus quando Ele estava pendurado na cruz, ou aos judeus que foram responsáveis por sua morte. João testemunhou a morte de Jesus e nunca pôde esquecer todo aquele horror (ver Jo 19.34,35; ver também ZcAp 1.5-7coment).
Alfa e Ômega são a primeira e última letra do alfabeto grego, o Senhor deus é o princípio e o fim. Deus, o pai, é o Eterno Senhor e Rei do passado, presente e futuro (ver também 4.8 Is 44.6; 48.12-15), sem ele, não temos nada que seja eterno; nada que possa mudar nossa vida, nada que possa nos salvar do pecado. Será que o Senhor é sua razão de viver, “O Alfa e o Ômega” de sua vida? Honre aquEle que está no começo e no fim de toda existência, sabedoria e poder (ap1. 8 comet).
A igreja estava enfrentando uma severa perseguição. Quase todos os crentes estava sofrendo uma social, política e economicamente por causa de uma perseguição que havia se estendido por todo império romano, e alguns até já haviam sidos executados por causa de sua fé. João foi exilado em Patmos porque se recusava a deixar de pregar as Boas Novas. Talvez não tenhamos que enfrentar perseguição ou morte pela nossa fé como os primeiros cristãos. Porém, mesmo gozando de total liberdade, somente alguns tem coragem de compartilhar a palavra de Deus com seus semelhantes. Se hesitarmos em fazê-lo nos tempos de tranquilidade, como agiremos durante os momentos de perseguição? (Ap 1.9 coment)
Os sete castiçais de ouro representam as sete igrejas da Ásia (Ap 1.11,20), e Jesus está entre ela. Não importa o que irão enfrentar Jesus sempre às protegerá com seu amor abra gente e confortador. Através do seu Espírito, Jesus Cristo ainda está atualmente entre às igrejas. Quando algumas delas enfrentar qualquer perseguição, deverá lembra-se do profundo amor e compaixão de Cristo Quando perturbada por conflitos ou disputas internas, deverá lembra-se da preocupação de Cristo pela pureza e a sua intolerância em relação ao pecado.
Esse Filho do Homem é o Próprio Senhor Jesus. O título Filho do Homem ocorrem muitas vezes no NT quando se refere a Jesus como Messias. João o reconheceu porque viveu ao seu lado durante três anos e já o havia visto tanto como o pregador da galiléia quanto como o glorificado Filho de Deus na transfiguração (Mt 17.1-8). Nesta passagem, Jesus aparece como o Poderoso Filho do Homem. Os cabelos brancos indicam sua sabedoria e sua natureza divina (ver também Dn 7.9); os olhos como chama de fogo simbolizam o castigo a todo pecado; o cinto de Ouro que circunda seu peito revela que Ele é o sumo sacerdote que vai até a presença de Deus para obter o perdão dos pecados para aqueles que nEle Crêem. (Ap1. 12-14 coment).
A espada na boca de Jesus simboliza o poder e força de sua mensagem. Suas palavras de julgamentos são afiadas como espadas (is 49.2: Hb 4.12). (Ap 1.16 coment)   
Quando o Governo romano intensificou a perseguição aos cristãos, João deve ter imaginado se a igreja teria condições de sobreviver e enfrentar a oposição. Mas Jesus apareceu em toda sua glória e esplendor, garantindo a João que ele e os crentes fiéis teriam acesso a força de Deus para enfrentar estas provações. Se você está enfrentando problemas difíceis, lembre-se de que o poder colocado à disposição de João e da Igreja primitiva também está a sua disposição (ver Jo 4.4)
Nossos pecados nos condenaram e nos sentenciaram, mas Jesus tem as chaves da morte e do inferno, somente Ele pode nos libertar do Jugo eterno de satanás. Somente Ele tem o poder e a autoridade de nos libertar do controle do pecado. Os carentes não precisam temer a morte ou o inferno porque Cristo porque Cristo tem as chaves de ambos. Tudo o que precisamos fazer é nos afastar do pecado e nos aproximarmos dEle com fé. Quando tentamos controlar nossa vida  e negligenciamos o poder de Deus, estamos estabelecendo um roteiro  que nos levará diretamente ao inferno. Mas quando colocamos nossa vida nas mãos de Cristo, Ele nos restaura, e podemos ter a certeza de que mais tarde nos ressuscitara para um relacionamento eterno e pacífico consigo. (Ap1. 16-19 coment)
Quem são os “anjos das sete igrejas”? alguns dizem que eram os anjos designados a guardar as igrejas. Outros, que são anciãos ou pastores das igrejas locais. Como as sete cartas dos cap. 2 e 3 contém repreensões, não é possível que fossem endereçadas  a mensageiros celestiais. Tratando-se de mensageiros terrenos, estes anjos seriam as pessoas responsáveis perante Deus pelas igrejas que representavam (Ap 1.20 coment).

No próximo artigo  {Continuação dos comentários do livro de Apocalipse} falaremos sobre as cartas  endereçadas as sete igrejas, começando com primeira,  carta à igreja  de Éfeso (Ap Cap 2.1)
Leia Mais...

Estamos em toda rede Online

Assinantes Seguidores
Artigos
Comentários
Dias Online
Widget by Blog Tagster e FerramentasBlog

Ajude-nos a divulgar este trabalho

AddThis

Pesquise neste blog

Procura na página

Obrigado, amados{as}, por estarem aqui!

ou < ou

ÍNDICE ARTIGOS

Custom Mundo Blogger |Widget by Abu Farhan

Postagens

Postagens populares

Siga-nos também no twitter

Pesquise na web aqui!

 
Mapa da Salvacao © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |