0

Você ainda está no no Egito? saia, atravesse o mar....

quinta-feira, 29 de setembro de 2011.
"O Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e fez do mar terra seca, e as águas foram divididas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco".

Pr. Nélson R. Gouvêa
Êxodo 14:21,22

Moisés estendeu a mão sobre o mar; e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e fez do mar terra seca, e as águas foram divididas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes qual muro à sua direita e à sua esquerda”.

Uma das mais belas experiências registradas na Bíblia é sem dúvida a travessia do povo de Israel através do mar vermelho. Uma travessia entre dois blocos enormes de águas que se separaram milagrosamente permitindo que o povo passasse em terra seca.

Com mão forte Deus havia tirado o povo hebreu do cativeiro. Durante gerações eles estiveram debaixo de escravidão servindo a nação Egípcia. Porém o Senhor enviou Moisés, um homem separado para libertar aquele povo e conduzi-los a terra de Canaã, a terra prometida, onde poderiam estabelecer-se como nação após derrotar os inimigos que estavam no poder naquela região. 



Porém o que eu quero chamar-lhe atenção nesta oportunidade é exatamente o que se refere à travessia do mar vermelho, um obstáculo que se apresentara justamente quando Faraó tentava recuperar o que havia deixado ir, ou seja, o povo de Israel.

Eu posso imaginar a apreensão de Israel ao ver o mar sem nenhuma embarcação para travessia, ao mesmo tempo a cavalaria do exercito Egípcio aproximando-se cada vez mais. Com certeza foram momentos de angustia, de lagrimas de desapontamentos. Clima de murmuração e queixas se faziam notar entre os grupinhos de pessoas, de famílias que viam claramente a aproximação da morte. A chacina era uma questão de tempo e ali estava o povo esperando o pior para acontecer.

Porém a Palavra de Deus nos mostra que Moisés estava na direção e na comunhão com o Senhor e logo recebe a ordem para seguir em frente. Deus havia falado: “Dize aos filhos de Israel que marchem. Tu levanta a tua vara, estende a tua mão sobre o mar e divide-o para que os filhos de Israel passe pelo meio do mar seco. Endurecerei o coração dos egípcios para que entrem atrás deles. Serei glorificado em Faraó e em todo o seu exercito, nos seus carros e nos seus cavaleiros”. Êxodo 14:15-16

De fato tudo o que Deus compartilhou com Moisés veio a acontecer. Moisés estende a sua vara na direção do mar e as águas se dividem e o povo começa a entrar naquele corredor marítimo. Os egípcios ao tentar fazer o mesmo foram tragados pelas ondas do mar que se fechou matando o exercito de Faraó.

Queridos amados. Aqui podemos tirar algumas lições que podem nos ajudar nos desafios que temos em família.

A primeira lição é:

1. Com mão forte o Senhor tem procurado resgatar muitas famílias que estão aprisionadas no cativeiro do pecado.

Quantas famílias ainda estão no cativeiro precisando, que nem o povo de Israel, sair do Egito. Precisando de salvação. Em nossos dias é comum vermos lares totalmente desestabilizados, com valores que passam longe dos reais valores de Deus. Lares vivendo conflitos diários e constantes, numa tremenda falta de paz e segurança. A boa noticia que eu tenho pra você hoje é: “O Senhor nosso Deus continua libertando, tirando os grilhões, as correntes, abrindo os portões de ferro para que as famílias encontrem a liberdade tão sonhada e desejada”.

A segunda lição que podemos tirar dessa passagem bíblica é:

2. O Senhor é quem abre o mar, para que você possa chegar à outra margem com segurança juntamente com sua família.

O que temos visto durante os anos de ministério é que muitas famílias chegam a sair do Egito, ou melhor, do cativeiro, porém diante do mar ficam com forte incredulidade para transpô-lo. As pressões do dia a dia, a incompreensão, a falta de paz na família, as contendas, brigas, dificultam a vizão do milagre que está para acontecer. A fé vai se apagando pouco a pouco. Os inimigos está na perseguição, armados e avançando sempre em sua direção. A angustia chega ao coração causando mal estar, medo, insatisfação.

Amado (a). Para quem está em aperto existe somente uma solução, ou seja: Olhar pra Jesus. Só Ele pode abrir o mar para que se possa passar em seco e com segurança. Ele. Só Ele Jesus Cristo vai guerrear ao seu favor. As famílias de Israel diante do mar e diante do inimigo se sentiram acuadas, desprotegidas, desamparadas, incrédulas, porém logo que olharam para Moisés que é um tipo de Cristo e obedeceram a sua voz de comando para seguir em frente, o mar se abriu e eles começaram a atravessia e os ânimos chegaram novamente.

A terceira lição para a sua vida é:

3. O Senhor vai ser glorificado em nossas famílias tão logo obedeçamos a sua voz.

A ordem era entrar no mar pisando terra seca e sair do outro lado são e salvo. O mar vermelho tipifica todas as dificuldades que passamos nesta vida. São os nossos problemas, nossas diferenças. É a nossa incapacidade de ver soluções. O mar precisa se abrir. Com certeza vamos caminhar em terra seca e chegar do outro lado procurando a terra que mana leite e mel, a terra prometida. O mar é apenas um obstáculo que vai ficar para trás na medida que você der um passo depois do outro em terra seca olhando aquelas muralhas de água, sem medo no coração, pois é do Senhor que vem a sua segurança e a sua esperança. Olhe pra Jesus. Sob o seu comando você vai com certeza chegar do outro lado. Não pense em retornar. Sempre pra frente. Lembre-se atrás está o inimigo que será exterminado pelo Senhor. O mar irá tragá-los, porém você e a sua família estarão para sempre com o Senhor nosso Deus.

Oração: Pai de amor. O senhor que conhece esta pessoa que acaba de ler esta mensagem, proporciona-lhe a vitória tão desejada em sua vida. Que ela saiba ouvir a sua voz e com fé possa atravessar o mar para estar continuamente contigo. Abençoe a sua vida e a sua família neste dia. Fazemos esta oração em nome de Jesus Cristo, o unigênito de Deus, a quem damos a Honra e Gloria hoje e sempre, Amém e Amém.

Citado por Aparecido Sales


Leia Mais...

Estamos em toda rede Online

Assinantes Seguidores
Artigos
Comentários
Dias Online
Widget by Blog Tagster e FerramentasBlog

Ajude-nos a divulgar este trabalho

AddThis

Pesquise neste blog

Procura na página

Obrigado, amados{as}, por estarem aqui!

ou < ou

ÍNDICE ARTIGOS

Custom Mundo Blogger |Widget by Abu Farhan

Postagens

Postagens populares

Siga-nos também no twitter

Pesquise na web aqui!

 
Mapa da Salvacao © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |