OS SETE TIPOS DE ARREPENDIMENTO!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011.

OS SETE TIPOS DE ARREPENDIMENTO

[Obs: você poderá ler todos textos Bíblicos clikando nos links referente ao texto Bíblico]

Provérbios 28:13, Marcos 1:4, I João 1:10, Lucas 15:7, Romanos 3:23. A presença e a glória de Deus só são liberadas quando há corações arrependidos e decididos a largar o pecado. Eu gostaria de compartilhar sobre arrependimento e confissão de pecado. Nós sabemos que isto é absolutamente necessário à salvação. A menos que haja uma verdadeira e sincera confissão de nossos pecados a Deus, não temos nenhuma promessa que nós acharemos perdão no sangue Redentor de Cristo. Existem, porém aqueles que confessam seu pecado, mas mesmo assim não encontram a bênção de Deus simplesmente porque a confissão deles não tem a marca da sinceridade. 
Vejamos na bíblia sete homens que disseram a frase “eu pequei”:

1- O arrependimento do pecador endurecido: Faraó Êxodo 9:27, 28 e 34. Existem aqueles que até confessam ser pecadores, mas eles fazem isso quando experimentam algum terror. Você julga o valor de uma confissão quando você percebe as circunstâncias debaixo das quais foi feita: enquanto o trovão estava rolando no céu, enquanto o fogo incendiava o solo e enquanto o granizo destruía tudo, ele diz, "eu pequei". Ele é somente um exemplo de multidões na mesma categoria: quando estão no leito da enfermidade; quando o desemprego acontece; etc. Normalmente essas pessoas se ajoelham e dizem: eu pequei. Mas que proveito e que valor tem a confissão deles? O arrependimento que nasceu na tempestade acaba morrendo na calmaria. Aquele arrependimento criado entre trovões e raios, cessou tão logo tudo foi silenciado. Há muitas pessoas assim: correm para Igreja assim que enfrentam um problema e confessam todos os seus pecados, mas tão logo que o mesmo passa, elas voltam para o pecado e o seu estado se torna pior que antes

.2- O arrependimento do inconstante: Balaão Números 22:32, 33 e 34. Esse é o homem inconstante. Ele sente que pecou, mas é tão mundano que ele "ama a injustiça". Balaão ilustra bem esse tipo de caráter. "Eu pequei", disse Balaão; mas, apesar disto, ele se foi com seu pecado. Uma das figuras mais estranhas da Bíblia é Balaão, pois ele se curva para o bem e para o mal igualmente (Números 31:16). Balaão não pode amaldiçoar os hebreus conforme o Rei Moabe assim desejava, mas a história revela em num.31:16 que havia nele duas mentes, quando confessou aos inimigos como anular, quebrar a proteção divina introduzindo pecado no meio do povo. Assim são muitos crentes, quão piedosos e santos eles são aos domingos, mas durante a semana são os maiores desonestos e fraudadores. É inútil você dizer: "eu pequei" e então continuar pecando. Essa é a confissão daquele homem dúbio, inconstante que não tem nenhum valor para Deus. 

3- O arrependimento disfarçado ou dissimulado: Saul I Samuel 15:24. Samuel o reprovou e ele disse: "eu pequei". Mas ele não queria realmente dizer aquilo, porque se você ler o verso inteiro vai vê-lo dizendo: "porque eu temi o povo", o que era uma desculpa mentirosa. Saul nunca temeu ninguém, ele sempre estava pronto para fazer sua própria vontade. Um pouco depois ele sustentou outra desculpa ao afirmar que havia trazido bois e cordeiros para oferecer ao Senhor, portanto, ambas desculpas não podiam ser verdadeiras. A característica mais forte de Saul era sua insinceridade. Pessoas assim são do tipo que sempre dão desculpas para os seus pecados. É aquele cristão que peca devido a profissão, família, etc. Ou seja, alguém é culpado pelo meu pecado! 

4- O arrependimento duvidoso: Acã. Josué 7:20. Acã roubou os despojos de Jericó e foi descoberto através de sorte, sendo levado a morte. Este caso representa aqueles cujo arrependimento é questionável em seu leito de morte, eles se arrependem aparentemente, mas não podemos ter certeza. Ele de fato confessou seu pecado, mas somente depois de ter sido descoberto. Já vi muitas pessoas que se arrependeram e aceitaram a Jesus no leito de enfermidade pensando que estava morrendo, mas depois que se curaram essas pessoas não mudaram verdadeiramente e voltaram novamente aos seus pecados e continuaram como antes. Como saber se alguém foi realmente salvo agindo desta maneira?

 5- Arrependimento de desespero ou remorso sem arrependimento: Judas. Mateus 27:3-5. Eu chamo esse arrependimento de desespero ou remorso sem arrependimento. Não sei se posso chamar isso de arrependimento. Creio que devemos chamá-lo de remorso de consciência. Mas Judas reconheceu seu pecado, e então saiu e enforcou-se. Aquilo foi um arrependimento de desespero. Que você possa se voltar pra Deus e ter um verdadeiro arrependimento e então não precisará ter nenhum medo, porque terá plena certeza que seus pecados foram lavados no sangue do Senhor Jesus.

 6- O arrependimento verdadeiro: Filho Pródigo Lucas 15:17-19. Aqui podemos ver um verdadeiro arrependimento, uma confissão abençoada. Agora, pródigo, faça o mesmo. Há muitos que têm fugido por muito tempo. Deus diz "retorne, volte então Ele o acolherá. Nunca houve um pobre pecador que viesse a Cristo e Ele o mandasse embora. Ele manterá sua palavra: "o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora". Só podemos dizer que estamos arrependidos quando estamos dispostos a se humilhar. 

7- O arrependimento do homem santo: Davi. Salmos 51:1-19. Davi é o maior exemplo de um homem santo que pecou e se arrependeu. Podemos ler a sua confissão no Salmo 51. Este é o arrependimento de um homem que já é filho de Deus, um arrependimento aceitável diante de Deus. Seu arrependimento foi sincero cheio de contrição, de pranto e de humilhação.

Conclusão: Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós (I João 1:10). Precisamos reconhecer que devemos estar sempre diante do Senhor confessando todos os nossos pecados, não por medo ou algo parecido, mas porque o amamos e queremos estar em linha com a Sua vontade e viver em santidade.
avalie você mesmo, que tipo de arrependimento foi o seu??? [ou está sendo]???


Editado por: Aparecido Sales
Texto: Pr Rogério
fonte:Ibav

Comentários:

Postar um comentário

Seu cometário é sempre vindo!
Comente, opine, se expresse!
Espero que tenha gostado do Blog e que volte sempre!
"http://mapadasalvacao.blogspot.com/"

Estamos em toda rede Online

Assinantes Seguidores
Artigos
Comentários
Dias Online
Widget by Blog Tagster e FerramentasBlog

Ajude-nos a divulgar este trabalho

AddThis

Pesquise neste blog

Procura na página

Obrigado, amados{as}, por estarem aqui!

ou < ou

ÍNDICE ARTIGOS

Custom Mundo Blogger |Widget by Abu Farhan

Postagens

Postagens populares

Siga-nos também no twitter

Pesquise na web aqui!

 
Mapa da Salvacao © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |