0

Não É O Que Você Sabe, Mas Quem Você Conhece Que Importa

segunda-feira, 11 de abril de 2011.
Escondida no dia da batalha 

As similaridades entre os Livros de Josué e o Apocalipse são marcantes. De fato, alguns chamam Josué de modelo do Apocalipse, especialmente onde descreve a batalha de Beth Horon, no capítulo 10. Os Israelitas foram confrontados por uma coalizão de 5 Reis Amorreus comandados por alguém que se autodenominava Adoni-zedek, o Senhor da Justiça (um modelo do Anticristo?). Houve sinais no sol e na lua, como em Apo 6.12, 18.12 e 16.8-11, e grandes pedras de granizo caíram do céu como em Apoc. 8.7 e 16.21. Os cinco reis Amorreus se esconderam em cavernas por medo dos Israelitas, exatamente como em Apo 16.15 os reis da terra se escondem em cavernas por medo da ira do Cordeiro. No final de Josué, a terra é libertada de seus usurpadores, no final de Apocalipse também a terra é libertada de seus usurpadores e, como eu indiquei da anteriormente, o nome Josué é derivado da mesma raiz Hebraica que Yeshua, o nome Hebraico de Jesus. Mas para mim a similaridade mais dramática está escondida na história de Raabe. Por isso o título deste artigo. 

O Evangelho em Josué 

Enquanto os Israelitas se ajuntavam ao longo da margem leste do inundado e inchado Jordão, eles eram observados de perto pelo povo de Jericó, a apenas umas poucas centenas de metros da margem oeste do rio. Eles haviam ouvido como o Senhor dividira o Mar Vermelho para permitir aos Israelitas escaparem do exército Egípcio e como Ele os ajudara a derrotar totalmente os 2 Reis Amorreus do Jordão. Nas próprias palavras de Raabe, “O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra” (Jos 2.11). Então o povo de Jericó ficou horrorizado quando o Deus de Israel parou o fluxo do caudaloso rio, permitindo que eles cruzassem em terra seca. 

Quando Josué enviou 2 espias a Jericó eles encontraram seu caminho até a casa de Raabe e procuraram refúgio lá, o qual ela concedeu em troca de garantia de segurança para ela e sua família. Eles concordaram e disseram que, se marcasse sua casa com uma corda escarlate, ela e qualquer um dentro da casa com ela seriam poupados na batalha que viria (Jos 2.12-21). No dia da batalha a cidade foi capturada e todos dentro dela morreram, exceto Raabe e sua família. Ela havia reunido sua família em sua casa e marcado com a corda escarlate como haviam combinado. Antes de queimar a cidade, Josué fez os 2 espias irem à casa de Raabe e a trazerem com toda a sua família para fora, para habitarem entre os Israelitas (Jos 6.22-25). A propósito, você consegue imaginar isso? Sua casa foi construída no muro da cidade que, é claro, desabou com o brado do exército Israelita. De todo o maciço de pedras que protegia a cidade de Jericó, somente uma porção contendo a casa de Raabe foi deixada de pé. Que testemunha do poder de Deus, que “sabe livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (2 Ped. 2.9). (Veja também 1 Tes. 1.10) 

Pela Graça Somos Salvos, Mediante a Fé 

O nome Raabe significa orgulho, mas entre o povo de Jericó, todos os que conheciam o Deus de Israel, somente Raabe se humilhou diante dos 2 espias e O confessou como “Deus em cima nos Céus e embaixo na terra”. E, falando dos espias, e quanto a eles? Exceto por relatar que todo o povo de Jericó estava morto de medo, os espias trouxeram a Josué alguma informação que ajudou a desenvolver o plano de batalha? Não, o Senhor já havia determinado o plano de batalha e eles não contribuíram com nada para ele (Jos 6.2-5). Então qual era o seu propósito em Seu plano? Parece que eles eram realmente 2 testemunhas enviadas para ouvir a confissão de Raabe, salvá-la da destruição e dar-lhe um lugar entre o povo de Deus. 

Daquele tempo em diante, Raabe habitou com os Israelitas. Ela se casou com um homem da tribo de Judá chamado Salmom e teve um filho a quem chamaram de Boaz. Boaz tomou uma esposa gentia de Moabe chamada Rute e tiveram um filho chamado Obede, que teve um filho chamado Jessé, que teve um filho chamado Davi, que se tornou Rei de Israel (Rute 4.13-22). E 26 gerações mais tarde, dois primos distantes, que eram ambos descendentes do Rei Davi (e portanto de Raabe e Salmom), se casaram e tornaram-se os pais terrenos do nosso Senhor Jesus. E assim, quando você ler a genealogia de Jesus em Mateus, encontrará Raabe listada lá (Mat. 1.5). 

Não É O Que Você Sabe, Mas Quem Você Conhece Que Importa 

Todos em Jericó ouviram a respeito do Deus de Israel e todos exceto Raabe foram destruídos no dia da batalha. A fé de Raabe a salvou. Quando ela creu em seu coração que somente Um que é Deus em cima no Céu e embaixo na terra poderia ter feito as coisas de que ela ouvira falar, Ele fez de tudo para Se revelar a ela, enviando 2 testemunhas para testificar do Seu poder e amor. Imediatamente após confessar a Ele como Deus, ela foi marcada com um sinal que garantia a sua segurança (Ef 1.13-14), chamada dentre os outros de Jericó (ROM 8.29-30), escondida no dia da batalha (Isa 26.20-21 e Apo 3.10) e trazida viva para a família do Redentor (1 Tes. 4.16-17). Exatamente como você e eu. 



Testo:por Jack Kelley
http://olharprofetico.com.br/
Leia Mais...

Estamos em toda rede Online

Assinantes Seguidores
Artigos
Comentários
Dias Online
Widget by Blog Tagster e FerramentasBlog

Ajude-nos a divulgar este trabalho

AddThis

Pesquise neste blog

Procura na página

Obrigado, amados{as}, por estarem aqui!

ou < ou

ÍNDICE ARTIGOS

Custom Mundo Blogger |Widget by Abu Farhan

Postagens

Postagens populares

Siga-nos também no twitter

Pesquise na web aqui!

 
Mapa da Salvacao © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |