0

Como ser atendido pelo Mestre?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011.
A Capa de Bartimeu
A CAPA DE BARTIMEU

No evangelho de Marcos capítulo 10, versículos 46 a 52, temos o registro de um maravilhoso acontecimento ocorrido no ministério terreno de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos trás importantes ensinamentos para a nossa vida diária. Trata-se da cura do cego Bartimeu, e queremos nesta oportunidade compartilhar algo a respeito da capa até então utilizada por esse cego. Eis o texto:


(46) Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. (46) E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar e a dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (48) E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (49) E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. (50) E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre que eu tenha vista. (52) E Jesus lhe disse: vai, a tua fé te salvou. E logo viu e seguia a Jesus pelo caminho.
Podemos constatar no texto em apreço que Bartimeu era sim, um cego, mas, um cego que queria ver, e as suas atitudes demonstraram exatamente isto. Inconformado com a sua condição de vida desejava ardentemente uma mudança. Dizem que o pior cego é aquele que não quer ver e de fato, não tem coisa pior do que uma pessoa acomodada na miserável condição de vida que leva. Bartimeu tinha uma necessidade e também um desejo ardente em seu coração. Como cego que era certamente sentia o desejo de poder ver as maravilhas à sua volta, contemplar quem sabe o rosto de sua mãe, de seu pai, de seus irmãos, de ver a luz do sol, as estrelas e por que não, o de constituir uma família. De lado outro, a necessidade de Bartimeu se constituía em se livrar de sua cegueira, e com isto deixar para trás a vida de mendicância, de humilhação e de sofrimento que levava. Em condições naturais Batimeu jamais teria a sua necessidade suprida, pois, além de sua precária condição material, a ciência médica de então não dispunha de meios para resolver o seu problema. Se ainda hoje, com os avanços da medicina nesta área, um grande número de cegos vive sem qualquer perspectiva de cura, imagine naquela época.
Certo é que por alguma razão Bartimeu se achava no caminho em que Jesus passaria e ao ouvir o barulho da multidão, certificando-se de que era Jesus quem se aproximava, gerou nele uma necessidade nova, ainda maior do que a cura da própria cegueira. O seu grande problema agora não era mais a cegueira nem os infortúnios dela resultantes, mas sim, como ser atendido pelo Mestre. Na sua condição isto parecia algo muito difícil e que requereria além de uma boa estratégia, muita determinação e ousadia. Afinal ele não tinha quem o ajudasse, não dispunha de um megafone, de um celular, ou qualquer outro meio de comunicação. O seu único recurso para chamar a atenção de Jesus seria o seu grito, o seu clamor, o que seria uma tarefa nada fácil, pois grande era a multidão e muitos os que tentavam fazê-lo calar.
Conhecendo a fama de Jesus, Bartimeu não se rendeu às adversidades surgidas, antes intensificou o seu clamor até que ele chegasse aos ouvidos do Mestre, que por sua vez parou e mandou chamá-lo. Assim como Bartimeu devemos clamar incessantemente até sermos atendidos. Na parábola do juiz iníquo (Lc.18:1-8) o Senhor Jesus incita-nos a clamarmos a Deus de dia e de noite afim de sermos atendidos.
Ao ser comunicado de que Jesus o chamava, Bartimeu lançou de si a capa, levantou-se e foi ter com Ele. Este ato praticado por Bartimeu teve um significado muito grande na obtenção de sua cura. Senão, vejamos: a capa era para o cego daquela época tudo quanto ele possuía. Era o seu agasalho para as noites frias que passava à beira do caminho ou nas calçadas das cidades. Era a sua identidade e ao mesmo tempo um instrumento de sobrevivência. Sem a capa ele poderia morrer de frio no inverno. Não podemos nos esquecer que se tratava de um mendigo, sem casa, sem assistência da família e do poder público. Nos dias atuais o cego pode contar com a ajuda de entidades assistenciais e da previdência, sem contar a possibilidade de sua capacitação e inserção no mercado de trabalho, mas naquela época não era assim.
Ao ser chamado Bartimeu lançou fora a sua capa e com ela as limitações da cegueira de que era portador. Com este gesto ele abriu mão de seu patrimônio, de sua identidade e de seu instrumento de sobrevivência. A capa representava mais do que isto, ela representava a miserável vida de mendicância, de limitações, de impossibilidades de ver as suas necessidades supridas e os seus sonhos realizados. Bartimeu naquele momento viu em Jesus a solução de todos os seus problemas. Ao lançar fora a sua capa, Bartimeu deu prova inequívoca de que depositara a sua esperança inteiramente em Jesus e que a partir daquele momento desfrutaria de uma nova vida, uma vida abundante. (Jo. 10.10b – eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância). Ele jamais voltaria a viver aquela mesma vida de antes. Tudo seria novo (2Co. 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo).
Com freqüência nos queixamos de nossos problemas, e até mesmo dizemos que queremos nos livrar deles, o que nem sempre constitui verdade. Buscamos a solução em Cristo, mas nos apresentamos diante dele com a capa na mão. Ao contrário de Bartimeu, não queremos abrir mão das nossas possessões, das nossas tradições, da identidade mundana do pecado, da religiosidade, da posição social, da prepotência, da soberba, da falsidade, enfim, da velha natureza: a capa de cego. Se não estivermos dispostos a abrir mão de tais coisas, jamais veremos a manifestação da glória de Deus nas nossas vidas.


Editado Por: Aparecido Sales


LEIA MAIS


Leia Mais...
0

Quando não houver mais solução, Deus ainda terá resposta!

Há Alguma Palavra do Senhor? ( Para Mim)

Por: Aparecido Sales


O Rei Jeoaquim morreu a caminho de Babilónia (2Cron 36.6), seu filho Joaquim foi proclamado rei, mas foi levado cativo para a Babilónia três meses mais tarde.Nabucodonozor designou Zedequias como seu vasalo em Judá. O Rei Zedequias e seu oficiais não quiseram ouvir as palavras de Jeremias, mas queriam as bênçãos que poderiam ser concedidas pelas orações do profeta.Queriam uma religião superficial que não custasse coisa alguma. Deus não se agrada daqueles que vão a ele buscando apenas o que podem conseguir, em vez de procurarem ter um relacionamento com Ele.Não aceitaríamos este tipo de relacionamento com outro pessoa; Não devemos esperar que Deus aceite isso de nós.
Quando Nabucodonozor(Rei do Império Babilónio) sitiou Jerusalém em 589- A.C.,O Faraó Hofra manchou contra eles a convite de Zedequias. Jerusalém buscou ajuda do Egipto, apesar das advertências de Jeremias.Mas os Egípcios não ajudaram, pois assim que os caldeus se voltaram contra eles, retrocederam. As advertências de Jeremias estavam corretas. Zedequias mostrou-se vacilante, entre a rendição e a resistência. Muito assustado e fraco para exercer sua autoridade.Pediu que Jeremias fosse secretamente ao palácio, talvez esperando uma noticia melhor da parte de Deus. Zedequias estava desesperado. Queria ouvir uma palavra do Senhor, mas temia ser surpreendido conversando com Jeremias, devido as implicações politicas desta atitude. E fez o seguinte questionamento ao profeta. Jer 37.17b..."Há alguma palavra do Senhor?" E disse Jeremias, Há na mão de Rei de Babilónia serás entregue.
Essa pergunta do Rei Zedequias continua desafiando o mundo moderno, os governantes estão preocupados com o aquecimento global, a camada de ozónio, o derretimento do gelo no Polo norte, com o aumento populacional e os desafios que isto é para o mundo com as disputas por notoriedade, com a miséria, a fome, com surgimento de novas epidemias, novos vírus, com a AIDS, câncer, homossexualismo, igualdade sociais, destruição em massa das área de preservação ambiental( Amazónia), mas tem questionado entre si,  ( governantes, cientistas) e não tem questionado com os profetas ou com os servos de Deus que através da sua palavra( Bíblia Sagrada) tem uma respostas.
Deus, quando viu que não havia mais solução para o homem, a terra jazia novamente na escuridão espiritual, enviou seu Filho para resgata-los.
No livro de João Cap 1 diz:" No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus"
Ele estava no principio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens; E a Luz resplandeceu nas trevas e as trevas não compreenderam... Mas todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filho de Deus.
Aos que crerem no seu nome.
Sendo assim ( O Verbo) a palavra tem resposta a todo questionamento, a toda pergunta:
  • -Para aqueles que estiverem na escuridão em João 8.12 Jesus disse" Eu sou a Luz do mundo; Quem me segue não andarás em trevas, mas terá a luz da vida".
  • -Para os que tiverem na duvida (o que é certo, onde está a verdade) em João 8,32 " Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará"
  • -Para aqueles que estão sem um líder, em João 10,11 Jesus diz" Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas".
  • -Para aqueles que estão querendo saber o que fazer para sustentarem e satisfazerem sua vida espiritual.Em João 6,35 Jesus lhes disse " Eu sou o pão da Vida, aquele que vem a Mim não terá fome; E quem crer em Mim.
  • - Para aqueles que estiverem em trevas em João 12,46 Jesus diz, " Eu sou Luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crer em Mim não permaneça nas trevas.
  • -Para aqueles que perguntarem, mas qual religião, qual caminho, devo seguir? Em João 14,6 disse-lhe Jesus: Eu sou o Caminho e a Verdade, e a Vida, ninguém vem ao Pai se não por Mim.
  • -Para aqueles que estão com um problema insolúvel, desempregado, com problemas na família, filhos nas drogas, endividado: Jesus também tem uma resposta; em João 14,13 diz" E tudo quanto pedirdes em meu nome Eu farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. E Mateus 7.7,8 " Pedi, e dar-se-vos-á; Buscai e encontrareis; Batei, e abri-se-vos-á. Porque aquele que pede recebi; E o que busca encontra; E, ao que bate se abre.
  • -Para aqueles que não tem um lar( um lugar para ficar) em João 14.1,2,3 diz: Não se turbe o vosso coração; Credes em Deus, Crede também em Mim. Na Casa de meu Pai a muitas moradas: Se não fosse assim em vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que, onde Eu estiver, estejais vós também.
  • -Para aqueles que disserem eu não aguento mais, é muito fracasso, é muito problema, é muito exigência, é muita perseguição/e ou cansaço na busca de Deus, muitos pecados sobre meus ombros. vou desistir.Em Mateus 11.28 a 30 Jesus diz:" Vinde a Mim todos os que está cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossa almas.Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.
  • -Para aqueles que perguntarem o que é necessário fazer para ser salvo? Não há mais solução para o homem? Em Atos dos Apóstolos  17.30 diz:" Mas Deus, não tendo em conta os tempos da iguinorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam. Atos dos Apóstolos 16.31 diz:"Crer no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e tua casa.
  Deus tem resposta para todo questionamento, e você, pergunte a Deus. Há Alguma Palavra do Senhor para mim?
Por Aprecido Sales
Leia Mais...
0

sábio o bastante para seguir alguém que nos levará aos lugares certos

O cap da Bíblia mais lido, (Salmo 23) porém pouco compreendido, Entenda!

Por aparecido Sales
Frequentemente Deus é visto como um Pastor que, gentilmente, cuida de seu rebanho e os guia.
"Ele é Poderoso (Isaías 40.10). Como Pastor de ovelhas, apascentará o seu rebanho; entre os braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente"), e ao mesmo tempo cuidadoso e amável.`
É chamado Pastor no Salmo 23, de Bom Pastor (Hebreus 13.20) de Supremo Pastor (I Pedro 5.4).
Observe que o Pastor está cuidando dos membros mais indefesos de sua sociedade; das crianças e daqueles que cuidam delas, isso vem reforçar o tema profético de que a nação verdadeiramente mais poderosa não é aquela que tem um forte poderio militar, mas a que se apoia no poderoso cuidado de Deus (Pastor).
No Salmo 23, ao descrever o Senhor como um pastor, Daví exerceu sobre a sua experiência, porque muitos anos de sua juventude pastoreando ovelhas (I Samuel 16.11), que são completamente dependente do pastor para provisão, direcção e protecção.
Observe que a época aqui retratada para comparar (Deus) com um pastor de ovelhas, é de +ou- 3000 atrás, sem nada de tecnologia do mundo moderno. Se Não vejamos:
Quando os pastores saiam para levarem e cuidarem de um rebanho, estavam preparados e prontos para todas adversidades oferecida pela época e profissão. Enfrentar Leões, Ursos, Tigres, Lobos e outros animais selvagens da época. Seus equipamentos eram apenas um cajado ( com uma curva {180graus} em uma das pontas, um alforge (bolsa grande a tira colo) e remédios (Ervas, azeites, Etc...).
O cajado era usado  para enfrentar os animais socando-o em suas gargantas (com a ponta aguda) quando investia sobre uma de suas ovelhas, (e jamais pra agredir uma ovelha).
O alforge para carregar cordeiros recem-nascidos, que ainda não aguentavam o percurso; Se uma ovelha ficasse doente, eles caminhavam mais lento, ou carregava sobre o alforge para protegê-la; cuidava dos ferimentos; conduzia e vigiavam nas melhores pastagens, e tiravam águas das fontes  para saciá-las; prestavam conta aos seus senhores (propietários) de uma por uma quando retornava ao aprisco.
Em (João 10.11) O interesse de um mercenário pelas ovelhas está relacionado apenas ao dinheiro, enquanto o pastor cuida delas com (por) amor.
Jesus não cumpre  (realiza) simplesmente um trabalho. Ele está comprometido em amar-nos, pois sacrificou até sua vida por nós. Os falso mestres (pastores) e profetas não tem este compromisso.
Como o Senhor é o Pastor, somos suas ovelhas, não no sentido de sermos assustados e passivos, mas seguidores obedientes (como ovelhas), sábio o bastante para seguir alguém que nos levará aos lugares certos e do modo correto.
Descrevemos o Senhor da melhor maneira  que nos permite o nosso limitado conhecimento sobre a sua pessoa e o seu poder; quando o comparamos aquilo que experimentamos na terra. Qual o seu conceito, sua perspectiva sobre acerca de Deus, especialmente aquele que foi revelado por seu filho Jesus Cristo? Não o subestime, pois tal atitude limitaria as obras dEle em sua vida.
Ao reconhecer o Bom Pastor, siga-o!
Leia mais:http://mapadasalvacao.blogspot.com/2010/09/jesus-voce-conhece.html
http://mapadasalvacao.blogspot.com/2010/10/plano-de-salvacao-reposta-de-deus.html
Leia Mais...

Estamos em toda rede Online

Assinantes Seguidores
Artigos
Comentários
Dias Online
Widget by Blog Tagster e FerramentasBlog

Ajude-nos a divulgar este trabalho

AddThis

Pesquise neste blog

Procura na página

Obrigado, amados{as}, por estarem aqui!

ou < ou

ÍNDICE ARTIGOS

Custom Mundo Blogger |Widget by Abu Farhan

Postagens

Postagens populares

Siga-nos também no twitter

Pesquise na web aqui!

 
Mapa da Salvacao © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |