3

Posição social, autoridade e dinheiro são importantes no Reino de Deus?

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010.

Posição  social, autoridade e dinheiro  são importantes no  Reino de Deus?

O comentário de hoje  está baseado na passagem Bíblica  do livro de Matheus, Cap. 5 Vers 1 ao 12

Introdução


Por: Aparecido Sales

Em seu mais longo sermão registrado, Jesus começou descrevendo as características que procurava em seus seguidores. Chamou de bem-aventurados os que possuíam tais particularidades, porque Deus tem algo especial reservado para eles.
As bem-aventuranças contradizem o estilo de vida  da sociedade. Na última, por exemplo. Jesus chega a afirmar que esforço sério para ser justo, está fadado a criar oposição. Mas se a nossa meta é nos tornarmos parecido com Jesus, o melhor modelo de virtudes, as bem-aventuranças desafiarão diariamente o nosso modo de vida.


Esboço

A mensagem nos  Cap. 5 a 7 de Matheus é chamada de sermão da montanha ou do monte, porque Jesus o pronunciou em um monte nas proximidades de cafarnaum. Este sermão provavelmente foi proferido em vários dias de pregação. Nele Jesus revelou seu personagem em relação à lei. Demonstrou que posição  social, autoridade e dinheiro não são importante em seu Reino, o que importa é a obediência a Deus.
O sermão do monte desafiou os líderes religiosos daquela época, orgulhosos e legalistas. O sermão os chamou de volta às mensagens dos profetas do AT. que, como Jesus, ensinaram que a obediência sincera a Deus é mais importante do que a aplicação leviana da lei.
Grande multidões seguiam Jesus. Ele era o principal assunto da cidade; todos queriam vê-lo. Os discípulos, os companheiros mais íntimos deste homem popular, certamente foram tentados  a sentirem-se importantes, orgulhosos e possessivos. Estar com Jesus não apenas lhes garantia prestígio, mas também poderia constituir-se numa oportunidade para receber dinheiro e poder.
As multidões reuniam-se mais uma vez. Porém antes de dirigir-se ao grande número de ouvintes, Jesus chamou seus discípulos à parte  e advertiu-os sobre as tentações que enfrentariam como companheiros dEle. Disse -lhes que não esperassem  fama e fortuna, mas pranto, fome e perseguição. No entanto, Jesus garantiu a seus discípulos que seriam recompensados, mas talvez não nesta vida.
Jesus começou o sermão com palavras que parecem contradizer-se. Mas o modo de vida de Deus normalmente se contradiz do mundo. Deve estar disposto a dar quando outros tomam, amar enquanto outros odeiam, ajudar quando outros abusam, abrindo mãos de seus direitos e benefícios  a fim de servir os outros, um dia receberá tudo que Deus tem reservado para você.
Há pelo menos quatro (4) considerações  sobre as bem-aventuranças 
(01)São um código de ética  para os discípulos e um padrão de conduta para todos os cristãos.
(02)Contrastam os valores do Reino que é eterno, com os terrenos, que são temporários.
(03)Contrastam a fé superficial dos fariseus com a fé real que Cristo exige.
(04)Demonstram que as expectativas do AT cumprir-se-ão no novo Reino.
As bem-aventuranças não nos permite escolher aquelas que nos agradam e desprezar as demais; devem ser consideradas como um todo, pois direcionam o que nós enfrentamos e como devemos agir como seguidores de Cristo.
Cada bem-aventurança diz respeito a uma bênção de Deus. Bem-aventurança significa mais do que ter alegrias. Implica o estado afortunado daqueles que fazem parte do Reino de Deus. As bem-aventuranças não prometem riso, prazer ou prosperidade terrena. Para Deus, bem-aventurado é aquele tem uma experiência de esperança e alegria, independente das circunstâncias exteriores. Para encontrar essa forma mais profunda da felicidade, siga a Jesus  despeito do preço a pagar.
Com o anúncio de Jesus de que o Reino estava próximo (Mateus 4.17), as pessoas naturalmente se perguntaram: "qual a qualificação para entrar  no Reino de Deus? Jesus disse que a organização do Reino celestial é diferente dos reinos terrenos, pois naquele riqueza, poder e autoridade não são importantes. Assim, os súditos do Reino dos Céus agem e buscam bênçãos e benefícios diferentes..
Suas atitudes são cheia de egoísmo, orgulho e cobiça pelo poder que há no mundo ou refletem a humildade e a abnegação de Jesus, o seu Rei?
Jesus disse para nos regozijarmos quando formos perseguidos por causa de nossa fé. A perseguição pode ser boa porque:
(01)Tira nossos olhos das recompensas terrenas ; (02) remove as crenças superficiais ; (03) fortalece a fé daqueles que a suportam (nossa atitude diante dela serve como exemplo para outros.
Podemos ser confortados, sabendo que os maiores profetas de Deus foram perseguidos (Elias, Jeremias, Daniel). o fato de estarmos sendo perseguidos prova que temos sido fiéis; as pessoas infiéis passam desapercebidas. No futuro Deus recompensará os que usaram de fidelidade, ao recebê-los em  seu Reino eterno, onde não haverá mais perseguições, nem contradições com o estilo de vida das pessoas que lá forem residir.
Em meios as diferenças de viver para o mundo e ou para o Reino de Deus, em qual destas situações você se encontra?



Deixe seu comentário, opine,dê sua sugestão  colabore,  obrigado por nos acompanhar. Paz!!!


Leia Mais...

Estamos em toda rede Online

Assinantes Seguidores
Artigos
Comentários
Dias Online
Widget by Blog Tagster e FerramentasBlog

Ajude-nos a divulgar este trabalho

AddThis

Pesquise neste blog

Procura na página

Obrigado, amados{as}, por estarem aqui!

ou < ou

ÍNDICE ARTIGOS

Custom Mundo Blogger |Widget by Abu Farhan

Postagens

Postagens populares

Siga-nos também no twitter

Pesquise na web aqui!

 
Mapa da Salvacao © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |