A história de Josué e Calebe
A história de Josué e Calebe é uma das histórias mais poderosas e dramáticas em toda a Bíblia. Existem grandes lições a serem aprendidas com esta história.
A maioria dos cristãos já ouviu falar da história, mas muitos cristãos não estão plenamente conscientes da história de Josué e Calebe. Eles são uma extensão ao largo da história de Moisés. Eles são o clímax da história de Moisés como eu lhe mostrarei a seguir.
Primeiro vou dar-lhe um breve resumo de sua história, e depois dar o que precisa ser aprendido a partir de sua história e como ela pessoalmente se aplica à situação que você está enfrentando agora.
BREVE SINOPSE DE JOSUÉ E CALEBE
Deus envia Moisés para a terra do Egito, para resgatar e libertar seu povo da escravidão dos egípcios. Ele joga 10 pragas a Faraó, a fim de fazê-loa libertar seu povo da escravidão. Deus literalmente divide em duas partes o Mar Vermelho para completar a missão de libertação. Deus Pai realiza uma das exposições mais poderosa sobrenatural de sinais e maravilhas que o mundo jamais viu, e o seu povo saiu do Egito.
Moisés diz ao povo de Deus que Deus irá dar a eles o que chama a Terra Prometida. É uma terra que mana leite e mel. Ele vai resolve todas situações de enfrentamento para que o seu povo entre nesta terra, e este é o lugar onde Ele deseja habitar, então,então dividiu os israelitas em 12 tribos diferentes.
No entanto, há algo mais para entender essa história. Antes de serem autorizados a entrar nesta Terra Prometida, todos eles deveriam primeiro passar por um teste com o Senhor. Deus lhes permite ficar no deserto por 40 anos. Ele dá a todos os princípios, tanto quanto comida e água para sobreviver no deserto por 40 anos. Deus propositadamente testou o Seu povo para ver se apegavam a Ele e seguiam todos os seus caminhos, enquanto estavam no deserto. E passa o tempo, eles continuaram a se metem em problemas maiores com o Senhor.
Em um ponto, Deus ficou tão zangado com sua atitude rebelde, que, literalmente, queria matá-los. Moisés, porém, entrou em defesa do povo que liderava, apresentou suas razões diante de Deus para que ele não matasse o seu povo, e a Bíblia diz que Deus se arrependeu e mudou de idéia - tudo porque Moisés ficou na vigilante e efetivamente apresentou seu caso diante de Deus .
No entanto, apenas depois de 02 anos pelo deserto é onde eles finalmente chegaram para explorarem a terra. Os israelitas enviaram doze espiões para a Terra Prometida para verificar quem era o inimigo e desenvolver estratégias de batalha para derrotá-los. Deus iria permitir-lhes entrar na Terra Prometida, mas que primeiro tinha de derrotar e expulsar alguns dos seus inimigos, a fim de conquistar e possuir a terra.
Quando os espiões voltaram, dez deles voltaram com um relatório negativo. Eles disseram que seus inimigos eram gigantes e que seus reinos eram muito bem fortificados e eles não seriam capazes de derrotá-los.
Agora imagine você, o que Deus tinha feito para tirá-los fora do Egito, com uma das maiores demonstrações de seu poder sobrenatural que o mundo já viu, fazendo vir sobre os egípcios dez terríveis pragas, em seguida, abrir o Mar Vermelho para dar-lhes passagem segura para o deserto.
Quando Deus viu todas as suas atitudes negativas e sua falta de fé e crença em Deus e o Seu poder, Ele literalmente levantou as mãos e disse que ia ser ele. Neste ponto, Ele diz a eles que todos os homens acima de 20 anos de idade não entrariam na Terra Prometida, devido à sua falta de fé e crença em Deus. Ele disse que todos iriam vagar no deserto para os próximos 40 anos, até que todos eles literalmente morreram no deserto. Deus diz que a sua carcaça iria cair neste deserto e que seus filhos seriam seus pastores arcando com o ônus da sua infidelidade para com Deus.
Os espiões que foram entrou para espiar a terra e o fizeram por 40 dias. Como resultado deste relatório ruim - Deus pronuncia julgamento que deve vagar pelo deserto por 40 anos para igualar-se com os 40 dias que tinham espiado a terra para tomarem posse.
Agora, este é o lugar onde Josué e Calebe vêm dentro de Deus, então, diz Josué e Calebe que eles e as gerações mais jovens com menos de 20 anos de idade seriam aqueles que seriam capazes de entrar na Terra Prometida porque tiveram “todo uma vida dedicada a servirem a Deus.” Eles tinham plena fé e crença em Deus que Ele poderia derrotar todos os seus inimigos quando eles entrarassem na Terra Prometida para conquistar e possuir.
Josué foi o líder que levou-os, o próprio Moisés não teve permissão para entrar e ele morreu e foi enterrado no deserto. Josué, em seguida, tomou a posição de Moisés como líder dos israelitas. Josué, então vai para a Terra Prometida, com sua forte fé e a crença em Deus, e então começa a destruir seus inimigos, literalmente sobre a face da terra e conquistar e possuir a terra que Deus havia prometido a seus antepassados antes de Abraão, Isaac e Jacob.
AS LIÇÕES A SEREM APRENDIDAS COM JOSUÉ E CALEBE
Quando você está se preparando para cruzar para a sua terra prometida, muitos cristãos sentem medo . Eles começam a ficar muito focado em todas as possibilidades negativas que vão encontrar , e acabam agindo como os 10 espias, não confiando em todo poder de Deus para realizar seus combates [lutas],. O medo começa a tomar conta e eles então ficam prontos para pularem fora do barco.
É por isso que a história acima é tão poderosa. Os israelitas perderam a única chance de ir para esta terra prometida devido a um motivo principal - o medo e a falta de plena fé e crença no poder de Deus para vê-los passar.
Eles estavam com medo dos gigantes que viram na terra prometida, eles não devem possuir - e eles não têm uma fé e crença em Deus que Ele poderia conquistar e derrotar esses gigantes para eles. Como resultado, eles perderam a maior bênção de sua vida inteira.
Depois Josué teve pleno êxito em todas as suas missões para o Senhor, ele faz o comentário pouco antes de morrer que Deus não falhou em dar-lhe cada pedaço de terra em que seu pé pisou.
Deus disse a Josué que seus inimigos seriam retirados e que a ele seria dado a vitória total, desde que ele permanecesse com as instruções de Deus sobre como fazer. Josué viu seus pedidos completamente respondidos, e quando ele morreu, morreu um homem que teve dua vocação e missão completamente preenchidas. por deus.
As duas chaves para o sucesso de Josué foi a sua forte fé e crença em Deus, e o fato de que ele sempre "seguia incondicionalmente as ordens de Deus." Eu sempre digo a todos para ficarem com os ditames ]as ordens] do Espírito Santo. A Bíblia diz que o Espírito Santo nos guiará em toda a verdade e nos ensinará todas as coisas. Ele é nosso guia pessoal e orintador na vida. Se Deus coloca uma chamada em sua vida, mas você não segue suas instruções específicas e direções de como chegar lá, então você nunca terá sucesso.
A história de Josué é uma das histórias mais dramáticas em toda a Bíblia sobre alguém que fez o certo em Deus. Sua história é um exemplo perfeito para todos os cristãos sobre a maneira correta de seguir a Deus e ao chamado que Ele tem para sua vida.
2.Essa história realmente se aplica a onde você está agora com Deus. Você pode estar se preparando para ter sua porta aberta para entrar em sua Terra Prometida - a verdadeira vocação de Deus em sua vida. No entanto, você está bem ciente dos gigantes e fortalezas que surgirão contra esta porta se abre para você.
Verificando a história acima, com Josué. Ele viu os gigantes e os fortes, os mesmos que você está vendo agora. Ele viu tudo isso antes de conquistar nada. Deus lhe permitiu ver exatamente o lugar onde ele estava entrando, antes que ele realmente fosse para lá - e Deus está te mostrando exatamente a mesma coisa.
Você tem duas escolhas. Você pode deixar que o medo e o pânico tomem conta de voce, como fizeram os Israelitas e perder a sua única chance de entrar em sua Terra Prometida - ou você pode ter a mesma fé forte e crença em Deus que Josué tinha - e ir em seu caminho com fé, coragem e atitude que você vai ser completamente vitorioso e que vai realizar tudo o que Deus quer que você realize para ele.
Deixo-vos com um último pensamento. Josué e Calebe confiaram plenamente sua forte fé e crença em Deus, entraram na Terra Prometida, e conseguiu a vitória total em Deus. A Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas . Então, deposite sua fé e confie em Deus como Josué e Calebe , e terá conquistas grande como esta ou maiores ainda.
Se Deus está chamando você para passar por esta porta, então tenha a certeza de que você terá todo o poder de Deus operando através de você para alcançar a vitória total como Josué fez!
Como prova final para o homem dos acontecimentos desta história, Deus achou por bem nomear um dos livros da Bíblia, - "O Livro de Josué", e foi muito apropriado, que termina com o que este homem realizou em Deus, enquanto aqui em baixo sobre esta terra. A Bíblia diz que Josué viveu até os 110 anos de idade.
Deixe Deus fazer o mesmo por você o que Ele fez por Josué e Calebe!
Citado Por aparecido Sales
Comentários:
Postar um comentário
Seu cometário é sempre vindo!
Comente, opine, se expresse!
Espero que tenha gostado do Blog e que volte sempre!
"http://mapadasalvacao.blogspot.com/"