Posição social, autoridade e dinheiro são importantes no Reino de Deus?

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010.

Posição  social, autoridade e dinheiro  são importantes no  Reino de Deus?

O comentário de hoje  está baseado na passagem Bíblica  do livro de Matheus, Cap. 5 Vers 1 ao 12

Introdução


Por: Aparecido Sales

Em seu mais longo sermão registrado, Jesus começou descrevendo as características que procurava em seus seguidores. Chamou de bem-aventurados os que possuíam tais particularidades, porque Deus tem algo especial reservado para eles.
As bem-aventuranças contradizem o estilo de vida  da sociedade. Na última, por exemplo. Jesus chega a afirmar que esforço sério para ser justo, está fadado a criar oposição. Mas se a nossa meta é nos tornarmos parecido com Jesus, o melhor modelo de virtudes, as bem-aventuranças desafiarão diariamente o nosso modo de vida.


Esboço

A mensagem nos  Cap. 5 a 7 de Matheus é chamada de sermão da montanha ou do monte, porque Jesus o pronunciou em um monte nas proximidades de cafarnaum. Este sermão provavelmente foi proferido em vários dias de pregação. Nele Jesus revelou seu personagem em relação à lei. Demonstrou que posição  social, autoridade e dinheiro não são importante em seu Reino, o que importa é a obediência a Deus.
O sermão do monte desafiou os líderes religiosos daquela época, orgulhosos e legalistas. O sermão os chamou de volta às mensagens dos profetas do AT. que, como Jesus, ensinaram que a obediência sincera a Deus é mais importante do que a aplicação leviana da lei.
Grande multidões seguiam Jesus. Ele era o principal assunto da cidade; todos queriam vê-lo. Os discípulos, os companheiros mais íntimos deste homem popular, certamente foram tentados  a sentirem-se importantes, orgulhosos e possessivos. Estar com Jesus não apenas lhes garantia prestígio, mas também poderia constituir-se numa oportunidade para receber dinheiro e poder.
As multidões reuniam-se mais uma vez. Porém antes de dirigir-se ao grande número de ouvintes, Jesus chamou seus discípulos à parte  e advertiu-os sobre as tentações que enfrentariam como companheiros dEle. Disse -lhes que não esperassem  fama e fortuna, mas pranto, fome e perseguição. No entanto, Jesus garantiu a seus discípulos que seriam recompensados, mas talvez não nesta vida.
Jesus começou o sermão com palavras que parecem contradizer-se. Mas o modo de vida de Deus normalmente se contradiz do mundo. Deve estar disposto a dar quando outros tomam, amar enquanto outros odeiam, ajudar quando outros abusam, abrindo mãos de seus direitos e benefícios  a fim de servir os outros, um dia receberá tudo que Deus tem reservado para você.
Há pelo menos quatro (4) considerações  sobre as bem-aventuranças 
(01)São um código de ética  para os discípulos e um padrão de conduta para todos os cristãos.
(02)Contrastam os valores do Reino que é eterno, com os terrenos, que são temporários.
(03)Contrastam a fé superficial dos fariseus com a fé real que Cristo exige.
(04)Demonstram que as expectativas do AT cumprir-se-ão no novo Reino.
As bem-aventuranças não nos permite escolher aquelas que nos agradam e desprezar as demais; devem ser consideradas como um todo, pois direcionam o que nós enfrentamos e como devemos agir como seguidores de Cristo.
Cada bem-aventurança diz respeito a uma bênção de Deus. Bem-aventurança significa mais do que ter alegrias. Implica o estado afortunado daqueles que fazem parte do Reino de Deus. As bem-aventuranças não prometem riso, prazer ou prosperidade terrena. Para Deus, bem-aventurado é aquele tem uma experiência de esperança e alegria, independente das circunstâncias exteriores. Para encontrar essa forma mais profunda da felicidade, siga a Jesus  despeito do preço a pagar.
Com o anúncio de Jesus de que o Reino estava próximo (Mateus 4.17), as pessoas naturalmente se perguntaram: "qual a qualificação para entrar  no Reino de Deus? Jesus disse que a organização do Reino celestial é diferente dos reinos terrenos, pois naquele riqueza, poder e autoridade não são importantes. Assim, os súditos do Reino dos Céus agem e buscam bênçãos e benefícios diferentes..
Suas atitudes são cheia de egoísmo, orgulho e cobiça pelo poder que há no mundo ou refletem a humildade e a abnegação de Jesus, o seu Rei?
Jesus disse para nos regozijarmos quando formos perseguidos por causa de nossa fé. A perseguição pode ser boa porque:
(01)Tira nossos olhos das recompensas terrenas ; (02) remove as crenças superficiais ; (03) fortalece a fé daqueles que a suportam (nossa atitude diante dela serve como exemplo para outros.
Podemos ser confortados, sabendo que os maiores profetas de Deus foram perseguidos (Elias, Jeremias, Daniel). o fato de estarmos sendo perseguidos prova que temos sido fiéis; as pessoas infiéis passam desapercebidas. No futuro Deus recompensará os que usaram de fidelidade, ao recebê-los em  seu Reino eterno, onde não haverá mais perseguições, nem contradições com o estilo de vida das pessoas que lá forem residir.
Em meios as diferenças de viver para o mundo e ou para o Reino de Deus, em qual destas situações você se encontra?



Deixe seu comentário, opine,dê sua sugestão  colabore,  obrigado por nos acompanhar. Paz!!!


3 Comentários:

Unknown disse...

Um assunto parece tão dificil pra sociedade moderna, mas se olharmos com uma visão espiritual.
é isto mesmo, (lei de Deus, contraria os da sociedade. Ótimo art.

Unknown disse...

òtima matéria, asociedade moderna é estranha ao que se refere a dedicação a Deus (religião).

Unknown disse...

teste de comentários, não estava funcionando, vamos ver acho que está,Ok, se aparecer esta mensagem, podem comentar a vontade agora!!!

Postar um comentário

Seu cometário é sempre vindo!
Comente, opine, se expresse!
Espero que tenha gostado do Blog e que volte sempre!
"http://mapadasalvacao.blogspot.com/"

Estamos em toda rede Online

Assinantes Seguidores
Artigos
Comentários
Dias Online
Widget by Blog Tagster e FerramentasBlog

Ajude-nos a divulgar este trabalho

AddThis

Pesquise neste blog

Procura na página

Obrigado, amados{as}, por estarem aqui!

ou < ou

ÍNDICE ARTIGOS

Custom Mundo Blogger |Widget by Abu Farhan

Postagens

Postagens populares

Siga-nos também no twitter

Pesquise na web aqui!

 
Mapa da Salvacao © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |