Algumas reflexões sobre o Livre-Arbítrio
Antes da queda de Adão, o homem sem pecado, era capaz de pecar. Porque Deus disse: "No dia em que você comer dela certamente morrerás" (Gênesis 2:17).
Assim como Adão caiu, o homem pecador era não capaz de não pecar, pois estávamos incrédulos, e "tudo o que não provém de fé é pecado" (Romanos 14:23).
Quando nascemos de novo, pelo poder do Espírito Santo, somos capazes de não pecar, pois "o pecado não terá domínio sobre vós" (Romanos 6:14).
Isso significa que o que Paulo chama de "homem natural" ou "a mente da carne" não é capaz de não pecar. Paulo diz isto em Romanos 8:7-9
A mente que está definido na carne é hostil a Deus, pois não se submete à lei de Deus, na verdade, ele não pode. Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus. (Veja também 1 Coríntios 02:14).
Como, então, vamos pensar em livre-arbítrio?
Não é uma economia de energia. Em sua liberdade de vontade, o homem caído não pode por conta própria fazer nada, mas o pecado. "Tais livre" vontade é uma realidade devastadora. Sem algum poder para superá-la é dobrado, o nosso livre-arbítrio só condena-nos.
Poderíamos parar por aqui e voltar com alegria para a verdade do evangelho que Deus supera a nossa resistência, nos dá a vida, desperta a nossa inclinação para a morte de Cristo, e livremente e irresistivelmente nos atrai para si mesmo (João 6:44, 65; Atos 13:48;Efésios 2:5, 2 Timóteo 2:25-26).
Mas às vezes ajuda a responder a acusações. Uma objeção comum é que, se "não pode" fazer o que é certo e "só pode" fazer o que é pecado, então não estamos a agir de forma voluntária e não pode ser elogiada ou culpa.
Aqui está parte da resposta de João Calvino a esta objeção:
A bondade de Deus é tão conectado com sua divindade que não é mais necessário doque ser Deuspara ser bom e que o diabo, por sua queda, era tão distante de bondade que ele não pode fazer nada, mas mal.
Se alguém dar uma palavra ao zombar profano que o elogio é pouco devido a Deus por uma bondade que ele é forçado, não é óbvio para todos os homens a responder: "É devido não ao impulso violento, mas a sua bondade sem limites, que ele não pode fazer mal? "
Portanto, se a livre vontade de Deus em fazer o bem não está impedido, porque ele deve necessariamente fazer o bem, se o diabo, que nada pode fazer mal, mas, no entanto pecados voluntariamente, pode-se dizer que os pecados do homem menos voluntariamente, porque ele está sob uma necessidade de pecar? (Institutos, II.3.5)
Citado por: Aparecido Sales
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