quarta-feira, 10 de julho de 2013.
Cristianismo
"Estou pronto a tornar-me cristão, se encontrar cristãos que pratiquem o Sermão da Montanha."
Os leitores talvez se perguntem: Por que apresentar o cristianismo, se é a religião que professamos e vivemos?
A objeção parece lógica. No entanto, se alguém lhe pedisse para apresentar as principais características da sua religião, qual seria sua reação? O que você falaria?
Pensando bem, chegaremos a constatação de que precisamos aprender mais sobre nós mesmos e as coisas mais sublimes que norteiam nossa vida.

Uma religião milenar

Por que sou cristão? O que distingue o cristianismo das demais religiões? Qual é a sua novidade que, em 2000 anos, foi capaz de conquistar a adesão de quase dois bilhões de pessoas? Talvez estas sejam perguntas que nunca nos tenhamos feito com bastante seriedade.
O cristianismo não é simplesmente uma religião entre tantas outras. E a razão disso é evidente: enquanto que, na maioria das religiões, é a pessoa que se esforça para chegar até Deus, no cristianismo a iniciativa é de Deus. Ele se revela à pessoa, vem ao seu encontro e lhe dirige sua Palavra. A pessoa, naturalmente, não fica passiva, mas responde pela fé e pela livre aceitação do dom oferecido.
Origem
O cristianismo surgiu e deu seus primeiros passos na Ásia, berço de outras grandes religiões: confucionismo, islamismo, judaísmo, budismo, hinduísmo...
O cristianismo apresenta-se porém como uma religião diferente: para os cristãos, o próprio Deus se deu a conhecer e chegou a escolher um povo como porta-voz . E não se limitou a isso, Ele mesmo, em Jesus Cristo, veio à terra e viveu uma vida perfeitamente humana. Por fim, aceitou ser condenado e morto para salvar toda a humanidade. Tudo isso Ele fez para reconciliar a humanidade com Deus. 
Foi este o projeto de seu Pai e a razão de sua vinda entre nós.

A época de Jesus

Quando o Templo de Jerusalém foi profanado pelos sírios com a construção de um altar pagão sobre o altar dos holocaustos, aconteceu a revolta dos macabeus, assim como de todos os judeus devotos. Essa guerra religiosa se transformou rapidamente numa série de triunfos. Jerusalém foi retomada e o templo reconsagrado em 165 a.C. Mas, quatro anos mais tarde, um poderoso exército sírio derrotou os macabeus, que apenas se mantiveram como um pequeno grupo rebelde.

Com a tomada de Jerusalém por Pompeu, em 63 a.C., os judeus se tornaram súditos de Roma e Antípatro foi nomeado, por Pompeu, procurador da Judéia. Sucedeu-lhe o filho Herodes o Grande (47 a.C.), que, para conquistar a simpatia do povo, reconstruiu o templo de Jerusalém. Jesus teria nascido durante seu reinado, pois foi nesse período que aconteceu o massacre dos inocentes, em Belém.

Entre o povo judeu havia uma grande esperança: viria um messias que restauraria o reino de Israel. É nesse contexto, numa época de grande fermentação religiosa, que se insere a severa e chocante pregação de João Batista.
À idéia de um Deus único e justo, já enfatizada no antigo testamento, Jesus acrescentou uma revelação pessoal, que não teve o conteúdo que os judeus esperavam - um reino político -, mas o do messias sofredor, que daria a vida pela remissão dos pecados e pela salvação de todos os homens que o aceitassem.

Jesus, Deus feito homem

Com a vinda de Jesus Cristo, Deus feito homem, a humanidade entrou em contato total e radical com a divindade. Nele, divindade e humanidade se encontraram. Esta é a diferença fundamental do cristianismo frente às outras religiões.

Na pessoa de Jesus, Deus se engaja na história humana, de maneira única e definitiva, até assumir o sofrimento e a morte. O cristianismo, portanto, é a própria pessoa concreta de Jesus Cristo. É Ele que dá valor à doutrina e moral cristã. Ser cristão é aceitar sua pessoa!
Jesus de Nazaré não é somente uma grande personalidade religiosa ou um grande profeta.
Ele, de fato, não é apenas o homem em quem Deus se manifestou da forma mais alta possível, ou alguém que, mais que todos os homens, penetrou no mistério de Deus.
Jesus é o próprio Deus feito homem! Por isso, sua Palavra não é apenas a Palavra de um profeta ou místico, mas é a Palavra suprema e definitiva de Deus, a Verdade plena e absoluta. Nele é Deus mesmo quem fala, e o que Ele diz tem valor absoluto e universal, válido para todos os homens de todos os tempos. Sua vida e morte têm eficácia redentora e salvífica para toda a humanidade.

O cristianismo põe sua força na divindade de Cristo. Se Jesus fosse somente homem, o cristianismo desabaria; mas sendo Deus, então é realmente uma religião capaz de atrair multidões.

Para Refletir

1. O que é que mais distingue o cristianismo das outras religiões?

2. Quem é Jesus Cristo para você?

3. Como é que você se relaciona com Ele?

Documentos não-cristãos
Além de escritos cristãos, principalmente a Bíblia, existem documentos históricos não-cristãos que falam da pessoa de Jesus. Eles existem devido à grande preocupação causada pelo crescimento do número de cristãos. Vejamos alguns destes documentos:

Públio Lêntulo, governador da Judéia, (32 d. C.), em carta dirigida ao Senado Romano, faz um retrato de Jesus:

"Enquanto vos escrevo, existe aqui um homem de singular virtude, que se chama Jesus. Os bárbaros o têm em conta de profeta, mas os seguidores o adoram como Filho de deuses imortais:

ressuscita mortos e cura enfermos falando-lhes e tocando-os. É de estatura elevada e bem conformada; de aspecto ingênuo e venerável, caem-lhe os cabelos em anéis até abaixo das orelhas, e espalham-se pelos ombros com uma graça infinita, trazendo-os à moda dos nazarenos.
Tem fronte larga, espaçosa e as faces coloridas de amável rubor. O nariz e a boca, de uma admirável regularidade. A barba, da mesma cor dos cabelos, desce-lhe espessa até ao peito, bipartida à semelhança de forquilha. Os olhos brilhantes, claros e pequenos. Prega com majestade, e suas exortações são cheias de branduras. Fala com muita eloqüência e gravidade.
Muitos o viram chorar não poucos vezes. É, sobretudo, sábio, moderado e modesto: um homem, enfim, que, por suas divinas perfeições, eleva-se acima de todos os filhos dos homens".

Flavio Josefo (37-97 d. C.), nascido em Jerusalém, conheceu a primitiva comunidade cristã e, como pertencente à nobreza sacerdotal judaica, ocupou-se criticamente da nova religião. Eis o que ele escreve de Jesus e de seus seguidores:

"Nessa época viveu Jesus, um homem sábio, se é que se pode dizer que era humano. Ele fez obras maravilhosas. Ele atraiu a si mesmo muitos judeus e pagãos, por eles considerado o Messias. E quando, pelas acusações dos nossos homens de prestígio, Pilatos o condenou à crucificação, Ele apareceu três dias depois de sua morte, de novo vivo. Aqueles que antes o tinham amado, não o abandonaram. Ainda hoje não desapareceu a descendência dos que dele têm o nome de cristãos". (Antigüidades Judaicas, Cap. XVIII 3,3).
Prínio, o moço (112 d. C.) escreveu ao imperador Trajano para saber como devia se comportar acerca dos cristãos. Em sua carta diz:

"É meu costume, meu senhor, referir a ti tudo aquilo acerca do qual tenho dúvidas... Nunca presenciei a julgamento contra os cristãos... Eles admitem que toda sua culpa ou erro consiste no fato de se reunirem num dia marcado antes da alvorada, para cantar hinos a Cristo como a um Deus... Parecia-me um caso sobre o qual consultar, sobretudo pelo número de acusados... De fato, muitos, de toda idade, condição e sexo, são chamados em juízo e o serão. O contágio desta superstição invadiu não somente as cidades, mas também o interior; parece-me que ainda se possa falar alguma coisa para parar e corrigir..." (Carta a Trajano, cap. X, p. 96)


fonte:missão jovem

Comentários:

Postar um comentário

Seu cometário é sempre vindo!
Comente, opine, se expresse!
Espero que tenha gostado do Blog e que volte sempre!
"http://mapadasalvacao.blogspot.com/"

Estamos em toda rede Online

Assinantes Seguidores
Artigos
Comentários
Dias Online
Widget by Blog Tagster e FerramentasBlog

Ajude-nos a divulgar este trabalho

AddThis

Pesquise neste blog

Procura na página

Obrigado, amados{as}, por estarem aqui!

ou < ou

ÍNDICE ARTIGOS

Custom Mundo Blogger |Widget by Abu Farhan

Postagens

Postagens populares

Siga-nos também no twitter

Pesquise na web aqui!

 
Mapa da Salvacao © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |